Desde 2020 o Meliponário Sampaio vem dando assessoria para empresas e pessoas físicas interessadas em implementar, projetar, instalar e manter meliponários. Começam a prestar esse serviço em Cotia (SP) e região. Mas hoje estamos prontos para levar nossa expertise a outras regiões de São Paulo e do país. Se você tem interesse em começar seu projeto, entre em contato que teremos o maior prazer em direcioná-lo.
Além de ajudar na implementação e manutenção de meliponários, usamos nossa experiência nos mercados de design gráfico e áudio visual para ajudar potenciais empreendores a desenvolverem suas marcas e a produzir fotos e vídeos de seu negócio com ASFs.
O Meliponário Sampaio também atua no desenvolvimento de projetos editorais sobre o mundo das abelhas sem ferrão, incluindo marcas, a produção gráfica de livros e outros conteúdos impressos e digitais sobre o tema.
Além disso, acumulamos experiência no ramo de assessoria para empresas que querem reduzir seu impacto ambiental. É o caso da multinacional Spirax Sarco, que atua com aplicações industriais de vapor e já contou com nossos serviços para implementação e manutenção de meliponários de ASFs.
Se você tem interesse nesse universo, podemos te ajudar a descobrir na prática que a meliponicultura é uma atividade ecologicamente orientada, de baixo investimento inicial e com boas perspectivas de retorno financeiro. Além disso, ela é uma prática tradicional, historicamente associada a diversas culturas, em especial às indígenas.
Além das razões culturais e econômicas - produção de mel, pólen e ninhos -, a atividade é uma alternativa sustentável, indicada para conservação e manejo dos recursos naturais, amplificando a aliança entre conservação da biodiversidade e geração de renda.
Afinal, as abelhas nativas são excelentes polinizadores de uma vasta diversidade de plantas, executando o importante serviço de polinização - transporte de pólen entre plantas, em ecossistemas naturais, culturas agrícolas e agroflorestais. É uma atividade promissora, pois garante segurança alimentar e sustentabilidade econômica, otimizando processos ecológicos e reprodutivos. A implantação de meliponários de ASFs é, portanto, uma atividade transversal, que une conservação ambiental e segurança alimentar.